3 maneiras de lidar com o uso da tecnologia

3 maneiras de lidar com o uso da tecnologia

Ao mesmo tempo em que as tecnologias são associadas a fatores de risco, são associadas com resultados positivos, incluindo desempenho escolar e desenvolvimento saudável. A grande questão está ligada a qualidade do uso, portanto, os pais devem estar atentos a essa complexa tarefa de encontrar em equilíbrio saudável do uso da tecnologia ao invés de proibir ou permitir todas as atividades.

O desafio é grande, pois os próprios pais estão com dificuldade em definir e respeitar as regras que eles mesmos criaram para o uso das tecnologias. Uma das mais efetivas práticas para reduzir o risco negativo dos efeitos da tecnologia é a mediação parental. Pesquisas demonstram que o aumento da mediação dos pais conduz para uma diminuição do tempo de tela e uma seleção de conteúdos de melhor qualidade.

Existem três tipos de mediação parental:

Mediação ativa: pais e filhos discutem e refletem juntos sobre os conteúdos e o uso.
Mediação restritiva: pais que definem os limites de permissão de uso e acesso a conteúdos
Co-visualização: pais e filhos usando e consumindo os conteúdos juntos

Apesar de muitos pais já adotarem estratégias de uso, a grande maioria das famílias não tem regras claras e definidas. A mediação ativa tem demonstrado melhores resultados, tanto no tempo de uso, quanto no próprio comportamento das crianças a longo prazo, que conseguem desenvolver um senso crítico sobre o uso das tecnologias, melhorando inclusive o desempenho escolar e os hábitos de sono. Os benefícios aparecem tanto para as crianças quanto para os adolescentes.

Uma consideração importante é que, tanto a forma, quanto o uso das tecnologias pelos adultos afetam o comportamento das crianças. É necessário que as regras valham para toda a família, não só para as crianças e adolescentes. Qual desses tipo de mediação parental você adota ou gostaria de adotar na sua casa?


Você já ouviu o Podcast da Escola da Mãe Moderna? https://escoladamaemoderna.com.br/podcast/