8 dicas para trabalhar disciplina

8 dicas para trabalhar disciplina

1. Coloque-se no lugar do seu filho: Você deve ser consciente dos seus limites. Talvez o que você entenda como má conduta pode ser, simplesmente, que a criança não entende a diferença entre o certo e o errado ou não pode fazer o que você lhe pede.

2. Pense antes de agir: Se você precisa respirar cinco segundos, faça-o. Então aja, e quando determinar uma regra, seja coerente e cumpra-a até o fim.

3. Não ceda: Se seu filho chora no supermercado porque quer balas, não as compre para que ele pare de chorar, ainda que chore alto. Caso contrário, na próxima vez seu filho vai agir da mesma forma. Não se deixe vencer pelo cansaço.

4. Crie rituais que as crianças entendam: Para as crianças, é muito mais conveniente saber o que vai acontecer depois. Se elas sabem que dispõem de uma hora para ver televisão, você nunca deve deixar que esse tempo seja ultrapassado. Quebrar a rotina faz com que muitas vezes as crianças aproveitem para nos pôr à prova.

5. Preste atenção nos sentimentos de seu filho: Tente procurar padrões que se repitam e assim será capaz de reconhecer o que seu filho diz e, assim, agir em conformidade.

6. Aprenda com seus erros: Se você não consegue controlar bem uma situação, não se preocupe com isso. Tente pensar como poderia ter feito de outra maneira e tente fazer melhor na próxima vez.

7. Peça perdão: Se você sentir que errou, peça desculpas. Fazer isso melhorará o relacionamento com seu filho e criará um modelo de conduta.

8. Celebre e valorize: Não se esqueça de recompensar os êxitos de seu filho. É tão importante ou mais do que repreender seus maus comportamentos.

Fonte: Academia Americana de Pediatria


Ouça nosso podcast: novos episódios toda sexta-feira.
https://escoladamaemoderna.com.br/podcast/