A importância da linguagem no desenvolvimento infantil

A importância da linguagem no desenvolvimento infantil

A linguagem é a principal forma que o ser humano possui de conseguir expressar os seus sentimentos e pensamentos. O desenvolvimento humano e o pensamento estão inter-relacionados com a linguagem.

Realizar tarefas do cotidiano, planejar ações futuras, pensar sobre acontecimentos do passado, emocionar-se ao ouvir uma música, identificar-se com um personagem de ficção, fechar os olhos e retomar lembranças a partir da audição são ações humanas constituídos pela e na linguagem.

Nos tornamos humanos na convivência social, por meio da qual não apenas sobrevivemos fisicamente, mas também psicologicamente. É na nossa relação com o mundo que constituímos nossa identidade pessoal, social e desenvolvemos a linguagem.

Precisamos lembrar que a linguagem se estabelece de várias formas, por meio de falas, gestos, cores, símbolos e sinais. Para conquistar a linguagem oral a criança precisa ouvir muito, falar muito e ser ouvida!

Desde o ventre devemos conversar com as crianças. Conte o que você está fazendo, conte histórias, leia, cante. Um desenvolvimento adequado da linguagem precisa acontecer através da relação, da troca, da experiência.

Você sabia dessa importância da linguagem para o desenvolvimento do mundo social e emocional da criança?