A importância do brincar

A importância do brincar

O processo de educar é um desafio, tanto para a criança que está sendo educada quanto para o adulto que educa. É importante que o educador compreenda esse rico mundo de descobertas e desafios que é a infância.

Hoje falaremos do brincar. O crescimento infantil é acompanhado pelas brincadeiras e pelos jogos simbólicos que ela mesma inventa para construir conceitos e entender o mundo ao seu redor. O brincar permite com que a criança viva de modo lúdico as situações do dia a dia, ampliando as oportunidades de compreender as próprias experiências.

Na brincadeira, a criança experimenta inúmeras sensações que poderão ser usadas na sua vida cotidiana, além de desenvolver sua autoimagem e a do outro. O brincar também promove a construção do conhecimento, pois o brinquedo apresenta uma função social, uma vez que permite o processo de apreensão, análise, síntese, expressão e comunicação da criança.

A brincadeira é uma atividade necessária e saudável na infância. Por meio da brincadeira ela constrói seu próprio mundo e se projeta no mundo real. As brincadeiras infantis são o caminho pelo qual se tem acesso ao mundo interno da criança. Então, como ajudar a criança a interagir com o mundo real por meio de brincadeiras?

Busque sua criança interna, relembre as brincadeiras que gostava e o mais importante, brinque junto e faça desse processo rico, que é o educar, uma experiência prazerosa para você e para a criança.


Gostou desse conteúdo? Escute o podcast da Escola da Mãe Moderna para ter acesso a outros assuntos como esse.

https://escoladamaemoderna.com.br/podcast/