A importância da consciência corporal no desenvolvimento infantil

A importância da consciência corporal no desenvolvimento infantil

Esbarrar nos móveis, tropeçar nos próprios pés, dificuldade em colocar o casaco, abraçar de forma exagerada, tudo isso é natural no processo de desenvolvimento da consciência corporal.

Estudos sobre o desenvolvimento infantil mostram que o esquema corporal é um componente indispensável para o processo de aprendizagem da criança.

Consciência corporal nada mais é do que a noção da dimensão e potencialidade do próprio corpo e suas partes. Além da compreensão de como essas partes "conversam" entre si, o espaço que o corpo pode ocupar e sua interação com o meio.

Quando não estimulamos a consciência corporal nas crianças, elas terão grandes dificuldades durante a alfabetização. A boa notícia é que a consciência corporal pode ser estimulada por meio de jogos e brincadeiras.

Conhecer o próprio corpo, o que gostamos ou não, auxilia a nossa interação social. Quando a criança entende a importância de cuidar e respeitar o próprio corpo, nós estamos auxiliando-a a se proteger. Ensinar sobre os diferentes tipos de carinho, sobre proteção e autocuidado é fundamental.

Você faz atividades para auxiliar a consciência corporal do seu filho?