A importância dos elogios no processo de educação

A importância dos elogios no processo de educação

Os elogios funcionam como um grande depósito de autoconfiança para as crianças e são muito importantes no processo de educação. O elogio faz com que as crianças acreditem em si mesmas e que são capazes de superar os desafios.

Existe, contudo, um aspecto importante do elogio que o adulto precisa ficar atento. Algumas vezes o adulto utiliza o elogio como uma forma de suprir sua ausência ou falta de atenção. Quando a criança passa a receber esse tipo de elogio, que não vem de um acompanhamento de determinada conquista, por exemplo, a criança passa a não ouvir mais. O elogio positivo e produtivo é muito importante quando ele acompanha a ação, a atitude, o esforço ou a dedicação da criança em uma nova tarefa.

Quando o adulto só elogia o resultado de determinada tarefa e não o processo que a criança teve para conseguir, ela começa a se desestimular, se arriscando cada vez menos em tentar novos desafios. A criança que recebe o elogio pelo processo sabe que o bom caminho está no esforço que ela tem que fazer para conquistar alguma coisa.

Então, o grande desafio é elogiar o processo, o esforço, que ao invés de ser entendido como algo ruim, como algo duro, passa ser entendido como algo que faz parte da vida e parte da busca de um resultado.


Ouça nosso podcast:
https://escoladamaemoderna.com.br/podcast/