A importância dos exemplos

A importância dos exemplos

As crianças aprendem através do relacionamento com seus pais, principalmente do que elas observam. Aprendem a como se comportar, aprendem as regras sociais e aprendem a como lidar com as emoções.

Muito se tem estudado sobre o cérebro dos bebês e crianças, principalmente no que se refere a capacidade de aprender, e o que mais se tem discutido é o quanto o ambiente influencia nesse aspecto. Você já ouviu falar em epigenética?

Epigenética é uma nova área da pesquisa científica que mostra como o ambiente e as experiências infantis afetam as expressões dos genes. Isso significa que a antiga ideia de que os genes eram imutáveis foi refutada. As experiências precoces podem impactar positiva e negativamente.

Falando especificamente sobre emoções, quando os pais acalmam e confortam a criança após uma angústia, estão fortalecendo a capacidade delas de lidarem com esses sentimentos. Com o passar dos anos a criança passa a regular as suas próprias emoções e com o tempo aprenderá também que os conflitos nas relações podem ser reparados.

Por isso é fundamental acolher as crianças nos momentos de descontrole emocional, somente assim, elas aprenderão a controlar as próprias emoções no futuro.