Aplicativos com comando de voz colocam pessoas em situações constrangedoras

Aplicativos com comando de voz colocam pessoas em situações constrangedoras

Os alto-falante inteligentes estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas. Esses aparelhos podem, por exemplo, tocar uma lista de músicas relaxantes enquanto você prepara o jantar ou pode organizar eventos na agenda atarefada. Incrível não? Não para um casal que teve sua conversa gravada e enviada para uma lista de contatos.

O alto-falante tinha gravado uma conversa particular e a havia enviado a um número aleatório da lista de contatos. “Eu me senti invadida. É uma total invasão de privacidade. Nunca voltarei a ligar esse dispositivo porque não posso confiar nele”, contou a esposa à reportagem do jornal El país. Ela havia instalado vários dispositivos em todos os quartos de sua casa. Quando ocorreu a gravação, começou a pensar em todos os riscos que pode representar ter um dispositivo na casa escutando tudo 24 horas por dia.

A empresa responsável confirmou que o aparelho tinha enviado o áudio a alguns de seus contatos e, apesar de ter se desculpado, não explicou o motivo do erro. As empresas que possuem esse tipo de tecnologia defendem que os seus alto-falantes não gravam durante todo o dia, mas reconhecem que existem falhas. O sistema de reconhecimento de voz pode confundir algumas palavras durante uma conversa e acionar uma sequência de ações, como gravar e enviar um áudio, por exemplo.

Aconteceu outra situação envolvendo os aplicativos de comando de voz, mas dessa vez com crianças. Uma mãe flagrou seu filho de 6 anos utilizando o aparelho para ajudá-lo a resolver sua lição de casa. Era um dever de matemática e, conforme ele ia lendo as equações, o aparelho ia lhe dando as respostas.

Essas duas situações nos fazem refletir sobre o nosso uso dos aparelhos eletrônicos. As tecnologias foram criadas para facilitar o dia a dia, entretanto, qual o limite de uso e quais os riscos para nossa privacidade? O que você pensa a respeito?


Para acessar mais conteúdos como esse, ouça nosso podcast:
https://escoladamaemoderna.com.br/podcast/

Author image

Sobre Bárbara Catarina

[email protected]emoderna.com.br