Como aumentar a autoconfiança do seu filho?

Como aumentar a autoconfiança do seu filho?

Na psicologia, a autoestima é classificada como uma avaliação subjetiva, positiva ou negativa, que uma pessoa faz de si mesma. Um dos maiores desejos dos pais é auxiliar os filhos a construir uma boa autoestima. Mas como fazer isso?

A primeira coisa é ensiná-los a lidarem com as frustrações. Auxiliar no enfrentamento dos desafios, medos, erros, inseguranças e críticas é a base da construção da autoestima infantil.

É através das nossas primeiras relações que desenvolvemos nossa autoimagem. Por isso é muito importante uma família presente, atenta, cuidadosa e amorosa. É isso que auxiliará a moldar a autoestima da criança.

Estudos apontam que ser capaz de ver você mesmo fazendo coisas difíceis, independente do resultado, aumentam a autoestima e autoconfiança. Muitas vezes nós elogiamos as crianças na performance ou resultado, mas o nosso foco precisa ser o elogio no encorajamento para que eles enfrentam e permaneçam em uma tarefa difícil. O elogio precisa acontecer quando eles insistem, tentam, mesmo quando a tarefa é muito difícil, independente do resultado.

Além disso, precisamos lembrar que nós aprendemos muito com as nossas falhas e erros. São nesses momentos que conseguimos nos aprimorar, nos desenvolver e sair da nossa zona de conforto. A criança que quer sempre acertar é uma criança insegura do seu potencial de superação. Por isso, estar disposto a conversar sobre as falhas como parte do processo de aprender para alcançar um objetivo, é o segredo para o fortalecimento e criação da autoestima.

Então esteja PRESENTE para o seu filho. Converse sobre as falhas, o que ele aprendeu com elas e o que ele pode fazer de diferente da próxima vez. Isso é muito mais poderoso e efetivo do que perguntar somente sobre as conquistas e resultados, pois só gerará insegurança e pressão em ser bom e não no aprimoramento.

E você, se percebe elogiando o resultado ou o processo do seu filho?