Como lidar com os medos das crianças?

Como lidar com os medos das crianças?

As crianças começam a sentir medo quando já se percebem uma pessoa, separadas do outro. O ficar sozinha representa para as crianças um estado de fragilidade e este estado gera muita insegurança, por isso, para que elas sintam-se seguras, elas recorrem às figuras de confiança delas, necessitando estar o tempo todo perto dos adultos.

Os medos costumam estar mais presentes nas crianças na hora de dormir ou quando elas precisam andar sozinhas em casa. Quando os adultos vão investigar o que está acontecendo geralmente vem figuras como monstros, zumbis, vampiros, etc. É importante os adultos compreenderem que, não adianta tentar explicar racionalmente para as crianças que isso não é real e que não existe, pois elas vivem em um mundo concreto e têm muita dificuldade de colocar essas figuras no mundo da fantasia, pois para elas, parecem muito reais.

O caminho para solucionar essa questão é, primeiramente, o adulto ficar tranquilo e compreender que esse é um processo natural da maturação física e emocional da criança, para então auxiliar os pequenos a compreenderem que os pais sempre estarão próximos, mesmo quando elas não estão vendo. Precisamos ensinar para as crianças que a segurança está dentro do coração e não fora dele. Quanto mais os adultos puderem trazer para a criança essa potência da segurança, mais rápido esse medo vai passar.


Já conhece a loja da Escola da Mãe Moderna?
https://loja.escoladamaemoderna.com.br/