Criança Vê...Criança faz!

Criança Vê...Criança faz!

Nos primeiros mil dias, o cérebro humano faz mais conexões do que em qualquer outro período da vida. Aos 3 anos, o cérebro de uma criança é duas vezes mais ativo do que o de um adulto. É por esse motivo que o ambiente onde a criança cresce é fundamental para garantir seu pleno desenvolvimento. Se esse ambiente for de estresse constante ou pobre em estímulos, a criança sai prejudicada.

As crianças são como uma esponja, absorvem tudo ao redor. O cérebro infantil necessita ser estimulado, se desenvolver e fazer conexões. Para isso, a criança precisa receber amor, afeto, proteção e cuidados desde a gestação. O que decidimos ensinar às crianças vai além das palavras, os mais eficazes aprendizados se dão pelo exemplo. Tudo o que fazemos e dizemos tem sempre um olhar observador e um ouvido atento, por mais que nós não percebamos. Crianças são observadoras sutis.

Os adultos de referência são os primeiros modelos de vida para as crianças e é através deles que as crianças procuram entender o mundo. É de onde vão tirando as suas conclusões do que é certo/errado, bom/ruim, o que podem ou não fazer. É importante lembrar sempre: os exemplos falam mais do que as palavras.

Para estimular o desenvolvimento das crianças é importante que os adultos de referência construam laços emocionais desde muito cedo. Dê colo e abrace sempre! Além disso, estimule a criança desde bebê, conversando e cantando, mesmo que ela ainda esteja longe de começar a falar. É muito importante que as crianças desenvolvam a socialização desde pequenas, convivendo com outras crianças e adultos. Por fim, garanta um ambiente seguro e confortável para que a criança se desenvolva livre de riscos e acidentes.


Ouça nosso podcast: https://escoladamaemoderna.com.br/podcast/