Entenda porque privar a criança de enfrentar algumas tristezas prejudica o seu amadurecimento

Entenda porque privar a criança de enfrentar algumas tristezas prejudica o seu amadurecimento

Já faz um tempo que eu tenho uma frase da minha sócia Bárbara como um mantra na minha vida. Ela me ensinou que a frustração nas crianças é um músculo que deve ser exercitado. Meu filho de 2 anos vive exatamente a fase das birras; de todos os tipos, desde as clássicas quando se joga no chão e chora loucamente, até aquelas onde atira qualquer objeto que está em suas mãos quando é contrariado.

Quem já passou por isso ou está passando entende perfeitamente que aqueles minutos parecem eternos e que nossa paciência é mais testada do que produtos no INMETRO.

Mas se tem algo que eu posso dizer é: tenha paciência e converse muito com seu filho. Explique absolutamente tudo o que vai fazer, para que ele se sinta cada vez mais seguro do que virá pela frente. No começo parece uma bobagem e temos a sensação de que eles não estão nem nos ouvindo direito, mas eu posso garantir que com o tempo a confiança e a cumplicidade entre vocês vai se tornando mais forte.

Um exemplo prático foi quando contratei uma nova babá e ele não aceitava ficar com ela - no meu caso tem um agravante, pois meu filho é extremamente e exageradamente grudado em mim - o que dificulta um pouco a minha vida...mas falarei sobre isso num outro post. Durante o processo de adaptação, quando estávamos juntos, eu conversava com ele o tempo todo. Antes de tomar banho, ir ao banheiro, sair para trabalhar etc, eu me abaixava para olhar no seus olhos e dizia com firmeza e doçura: agora a mamãe vai trabalhar e você vai ficar com a sua babá. Assim fazia para cada atividade, e finalizava com a mesma pergunta: qual é o nosso combinado? E ele com sua vozinha meiga me respondia: não precisa chorar.

E você tem alguma dica para compartilhar?


Gostou desse conteúdo? Escute o podcast da Escola da Mãe Moderna para ter acesso a outros assuntos como esse.

https://escoladamaemoderna.com.br/podcast/