Homens que cuidam dos filhos têm cérebro modificado

Homens que cuidam dos filhos têm cérebro modificado

Que o nascimento dos filhos muda a vida, a forma de agir e de pensar, além de ser um dos maiores desafios enfrentados, isso todo mundo já sabe. Mas você sabia que a estrutura do cérebro dos pais também muda?

Nos últimos anos, alguns pesquisadores vem estudando a gestação e como o cérebro da mulher se modifica após o parto. Mais recentemente iniciaram também os estudos nos pais, que, atualmente, participam de maneira ativa (muitas vezes integral) do cuidado e educação dos filhos.

As principais áreas cerebrais que sofrem modificações são a parte frontal e posterior do córtex medial, além da pré-frontal e do córtex temporal. Essas áreas do cérebro estão envolvidas com os processos sociais, tais como sentimentos de empatia e capacidade de compreender os outros.

Nas mães as estruturas cerebrais mais primitivas são as mais modificadas, especialmente a amígdala, que está associada com a maternidade em mamíferos. Estas estruturas começam a mudar já durante a gravidez. Nos homens as modificações ocorrem em uma rede no córtex frontal e temporal, relacionados com as interações sociais e a empatia.

O fato dos pais e das mães estarem assumindo o cuidado e o processo de educação das crianças de forma integral e global, faz com que o cérebro humano evolua e se adapte, criando novas redes neurais. Assim, a maternidade e a paternidade sensibilizam a rede emocional para o cuidado de crianças.

Ainda são necessários muitos estudos e pesquisas sobre o assunto, mas, toda vez que você pensar "sou outra pessoa após o nascimento do meu filho", você está totalmente certa!

Referência: Jornal Ciência


Gostou desse conteúdo? Escute o podcast da Escola da Mãe Moderna para ter acesso a outros assuntos como esse.

https://escoladamaemoderna.com.br/podcast/