O pai presente e o desenvolvimento escolar dos filhos

O pai presente e o desenvolvimento escolar dos filhos

Que a ausência de um pai afeta o desenvolvimento de um filho, todo mundo já sabe, mas você sabia que o envolvimento do pai afeta a dedicação dos seus filhos aos estudos, com impactos no seu desempenho acadêmico?

As crianças que contam com o acompanhamento do seu pai em relação à escola, ou seja, pai com interesse nos estudos do filho, ajudando-o nas tarefas de casa e o apoiando quando apresenta baixo desempenho acadêmico, têm mais motivação para ir à escola, estudam com maior freqüência e mostram melhor aproveitamento acadêmico.

Além da questão do desempenho em si, o envolvimento do pai contribui para melhor desenvolvimento intelectual do filho e, por conseqüência, para melhor adaptação e desempenho deste na escola.

Um estudo realizado pela USP evidenciou que a qualidade do relacionamento, e não apenas a quantidade de interação entre pais e filhos, era o preditor mais importante de bons resultados no desenvolvimento infantil.

E você, participa das atividades escolares do seu filho? Como foi a sua interação sobre assuntos escolares com seus pais?