O poder da empatia

O poder da empatia

Considerando sua postura no mundo online, qual é o maior legado que você pode deixar para o seu filho(a)? Ensinar que jamais FAÇA, FALE OU COMPARTILHE algo que não gostaria que fizessem com ele(a).

A empatia é a capacidade para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. É a capacidade de tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

Em uma entrevista, Daniel Goleman (psicólogo, autor de best sellers sobre o tema e pesquisador de Harvard)  foi questionado se seria possível ensinar uma criança  ter empatia e sua resposta foi:  “sim, a escola pode ensinar a criança a  cultivar carinho e compaixão. Não se trata apenas de fazer o exercício mental de se colocar no lugar do outro. Diz respeito a de fato estar pronto para ajudar. Há experimentos que mostram que expor as crianças e jovens a conteúdos que enfatizem a importância disso já surtem efeitos. Num estudo feito em Princeton, estudantes de teologia receberam a missão de dar um sermão, pelo qual seriam avaliados. Metade deles se preparou para dar o sermão do Bom Samaritano, que conta a história de um homem que parava para a ajudar um estrangeiro na beira da estrada. Depois de um tempo de preparação, cada um dos estudantes se dirigia a um prédio diferente para dar o sermão. No caminho, passavam por um homem curvado e gemendo. Os pesquisadores queriam saber se o estudante pararia para ajudar, mesmo estando sob a pressão do tempo (tinham de chegar no horário) e da avaliação iminente. Entre aqueles que estudaram o Bom Samaritano, o número de estudantes que se ofereceu a ajudar o homem foi 50% maior do que entre os que receberam sermões aleatórios.”

Um exemplo de que não precisamos de grandes recursos ou conhecimentos para transmitirmos esses conceitos para as crianças. Basta ter vontade e iniciativa.


Ouça nosso podcast! Toda semana trazemos conteúdos importantes sobre educação e como ser mãe na era digital:

https://escoladamaemoderna.com.br/podcast/