O primeiro dia na escola

O primeiro dia na escola

O tema de hoje é a adaptação escolar de nossas crianças. Será que estamos realmente preparados para esse momento?

O ingresso de uma criança na escola é um momento de extrema importância para toda a família e merece uma atenção especial. Neste período ocorre a primeira grande separação dos pais e é possível encarar este momento de duas formas: com sofrimento e preocupação ou como uma possibilidade de aprendizado e desafios.

Isso não significa que este momento seja fácil, muito pelo contrário, exige uma enorme dedicação e empenho para encarar as novidades e os momentos desconhecidos. Este momento será repleto de sentimentos como medo, insegurança, choro, birra e algumas vezes pode gerar falta de apetite e causar pesadelos, incomodando o sono das crianças.

Para atravessar esse grande desafio a criança precisa sentir-se segura, tanto em relação ao acolhimento e carinho dos pais, quanto daqueles que o receberão no novo ambiente. Quando a criança encontra na escola este canal de confiança e os professores a recebem de braços abertos, todo este medo e insegurança começa a desaparecer.

Mas não é somente as crianças que precisam sentir-se seguras, os pais e a família também precisam. O grande desafio é a construção de uma cumplicidade entre os pais e a escola e, para isso, é necessário que os valores da escola estejam de acordo com os valores desta família e, além disso, é necessário que se estabeleça um canal de comunicação transparente.

Compartilhar esse crescimento das crianças nos permite ter a oportunidade de crescer também. Vamos juntos experimentar esse momento?


Ouça nosso podcast:
https://escoladamaemoderna.com.br/podcast/