Psicoterapia infantil: o que é e para que serve?

Psicoterapia infantil: o que é e para que serve?

O atendimento psicológico infantil auxilia crianças e adultos com dificuldades do dia-a-dia, desajustes comportamentais e problemas no sistema familiar, trabalhando na promoção e prevenção da saúde psíquica.

Todo atendimento com crianças começa por uma minuciosa conversa com os adultos responsáveis. É importante que o psicólogo estabeleça uma relação de parceria com esses adultos, para que o processo terapêutico de uma criança aconteça.

O processo de psicoterapia infantil é iniciado com o objetivo de conhecer as características individuais, pontos fortes e qualidades da criança, para a formação de uma relação de confiança e aliança terapêutica. Quando as dificuldades aparecem, elas são trabalhadas de forma cuidadosa e lúdica, com respeito e amor.

Através deste cuidado e disponibilidade, as crianças se sentem tranquilas e confiantes para estabelecer novos caminhos. Esse caminho é trilhado em conjunto com os pais ou responsáveis. Todos juntos com o mesmo objetivo: descobrir novos caminhos e novas possibilidades, contribuindo com a autoestima, confiança em si mesmo e ajudando as crianças no enfrentamento de seus medos e dificuldades.

Se as dificuldades que a criança/adolescente e os pais estão vivendo puderem ser trabalhadas, as possibilidades de elas ressurgirem ou de se estenderem para o futuro tendem a se extinguir.


Já conhece nosso podcast? Novos episódios toda sexta-feira.
https://escoladamaemoderna.com.br/podcast/