Quais os riscos de crianças e adolescentes acessarem a internet através de celulares?

Quais os riscos de crianças e adolescentes acessarem a internet através de celulares?

Que o acesso a internet através do celulares ultrapassou o acesso através dos computadores, todo mundo já sabe. Mas o que tem chamado a atenção de pesquisadores, é o aumento do uso por crianças e adolescentes. Apesar do aumento da navegação, as habilidades relacionadas ao uso da rede não cresceram na mesma proporção.

Os adolescentes estão usando a internet de uma forma cada vez mais individualizada e esse comportamento pode trazer diversos riscos, se os pais não estiverem atentos. Cada vez mais os jovens aprendem a mudar as configurações de privacidade, ocultar as páginas acessadas e, mesmo com os aplicativos que os pais podem instalar para um maior controle, isso não garante a segurança.

A adolescência é a fase onde busca-se autonomia e forma-se a personalidade, os gostos e comportamentos. Mais do que buscar aplicativos para controle dos filhos, precisamos estabelecer diálogos, relações de confiança com os jovens para que eles possam desenvolver a capacidade de se proteger no mundo online.

Por isso, é importante que os pais e as escolas discutam a relação dos adolescentes com o uso da internet. Quanto mais participativa for a presença dos cuidadores, mais efetiva é a ação de impedir o acesso a conteúdos inadequados e, consequentemente, garantir a segurança das crianças e dos jovens. Os adolescentes podem acessar a internet, podem exercer a sua liberdade de expressão e seus pontos de vista na rede, mas a conversa e a mediação sobre o uso que está sendo feito são fundamentais.


Já conhece nosso podcast? Novos episódios toda sexta-feira.
https://escoladamaemoderna.com.br/podcast/