Quais são as alternativas às palmadas?

Quais são as alternativas às palmadas?

Nenhum pai e nenhuma mãe quer ou gosta de bater nos filhos. Existem duas razões principais pelos quais alguns adultos utilizam esse método. A primeira é acreditar que esse método é uma maneira eficaz de educar seu filho e a segunda é, apesar de não acreditar que essa é a melhor maneira, utilizou esse recurso porque perdeu o controle.

Mas e aí? O que fazer agora? Quais são as alternativas?

É importante refletirmos que, normalmente, quando chegamos a esse ponto, estávamos tentando retomar o controle da situação, entretanto, a busca por esse controle foi através do descontrole. Esse comportamento passa para a criança uma mensagem ambígua, que gera confusão, pois ela só observa nos pais esse comportamento quando eles estão totalmente descontrolados, mas desejam ter o controle.

A criança vai ficando cada vez mais confusa e isso faz com que ela não aprenda. A noção de aprendizado para as crianças vem com a noção de que toda ação tem uma consequência. Quando o adulto bate, essa ação funciona como um grande susto para os pequenos, fazendo com que eles parem de fazer aquilo que estava incomodando o adulto, entretanto, eles não entenderam e muito menos aprenderam o que gerou aquele resultado, pois eles pararam no susto, por medo. Isso faz com que as cenas se repitam e os tapas se repitam, ficando cada vez mais difícil mudar esse comportamento.

É fundamental que os adultos cuidem de seu estado interno, pois, na maioria das situações, se este pai ou esta mãe não estivesse tão nervoso ou irritado, o tapa ou o bater não aconteceria. Sempre há outras formas de ensinar, cabe a nós escolhermos a forma que queremos educar nossos filhos.

Algumas alternativas que podemos utilizar são: auxiliar as crianças a nomearem o que estão sentindo, realizar combinados e redirecionar o comportamento. Além disso, devemos sempre reforçar, colocar foco e energia nos comportamentos que gostaríamos de ver nas crianças e não o contrário.


Já conhece a loja da Escola da Mãe Moderna?
https://loja.escoladamaemoderna.com.br/