Qual é a importância da sociabilidade no desenvolvimento infantil?

Qual é a importância da sociabilidade no desenvolvimento infantil?

Socialização é o ato ou efeito de socializar, ou seja, tornar social, de reunir em sociedade. É o processo de integração dos indivíduos e, um grupo. Já a sociabilidade é a capacidade da espécie de viver em sociedade, fazendo com que os seus membros busquem assimilar costumes e valores, além de agir conforme as normas estabelecidas.

A sociabilidade é fundamental na vida de uma pessoa, já que ela possibilita que o indivíduo interaja com seus pares, estabeleça relações, crie vínculos e seja capaz de se integrar aos padrões que regulam a sociedade a que pertence.

Existem 5 principais características do desenvolvimento da sociabilidade:

1. Habilidades Sociais: são habilidades de compreender outras pessoas. É a capacidade de discernir e responder às mudanças de humor dos outros.

2. Negociação de Soluções: são habilidades de solucionar e resolver conflitos. É a capacidade de aprender a negociar.

3. Conectividade/Empatia: é a arte de se relacionar, a capacidade de trabalhar em equipe.

4. Organização em grupos:são habilidades de liderança e cooperação.

5. Análise Social: é a capacidade de aconselhar e receber aconselhamento. São habilidades para ter insigths, ideias no sentido de melhorar o ambiente em que está inserido, pensando no bem comum.

A sociabilidade constitui o ser humano do início ao fim de sua vida. Relacionar-se com outras pessoas é uma necessidade constante para o bem-estar psíquico e também físico.

Você tem trabalhado com o seu filho o desenvolvimento da sociabilidade dele?