Seu filho é tímido? Leia essas 7 dicas que mudarão a sua vida

Seu filho é tímido? Leia essas 7 dicas que mudarão a sua vida

A partir de que momento a timidez de uma criança pede uma atenção especial? É importante estar atento para o quanto interfere na vida da criança. Para ajudá-la a conviver e superar de maneira saudável, algumas dicas podem ser valiosas, mas se as dificuldades aumentarem, procure ajuda de um psicólogo infantil.

1. Não force a criança a fazer atividades nas quais ela não se sinta bem. Pode paracer que expor a criança a uma atividade que ela não goste irá ensiná-la a lidar com a situação, mas, na maioria das vezes, o efeito é exatamente o contrário.

2. Evite rótulos. Não caia da armadilha de dizer “Fulano não brinca porque é tímido”, isso pode cristalizar uma autoimagem negativa para a criança e contribuir para que ela fique cada vez mais retraída.

3. Não a compare com outras crianças. “Seu amigo fez”, “Seu irmão foi”  isso pode aumentar ainda mais a insegurança.

4. Não menospreze os sentimentos dela.  Pelo contrário, tenha empatia com seu filho mostre que você se importa com seus sentimentos.

5. Estimule novas brincadeiras com outras crianças.  Ajude a criança a criar momentos para ela arriscar um pouco e tentar coisas novas.

6. Incentive a criança a participar de exercícios em pequenos grupos. Comece com um número menor de pessoas para que ela se sinta segura.

7. Valorize as pequenas conquistas e os esforços da criança. Isso faz com que a criança


Gostou desse conteúdo? Escute o podcast da Escola da Mãe Moderna para ter acesso a outros assuntos como esse.

https://escoladamaemoderna.com.br/podcast/