Sintonia no processo de educação: qual caminho percorrer?

Sintonia no processo de educação: qual caminho percorrer?

A educação de uma criança nunca se dá de maneira sozinha e isolada. Quando alguém toma a decisão de participar deste processo é um momento de muita alegria, mas também de muita responsabilidade. Cada indivíduo nasceu em uma família, teve uma criação diferente e, quando precisam se unir para educar uma criança, é um grande desafio.

O desafio é encontrar uma direção no processo de educação. Muitas pessoas acreditam que para educar é preciso que todos pensem e sintam da mesma maneira, mas isso é impossível, pois cada indivíduo é único. Quando criamos a expectativa de que o outro precisa pensar e agir como nós, geramos um grande desconforto. As diferenças pessoais entre os educadores podem ser muito ricas para o processo de crescimento e desenvolvimento das crianças.

Mas para isso acontecer é preciso sintonia na direção. O processo de educação tem que caminhar para um mesmo objetivo. Porém, a forma de cada educador envolvido será peculiar dentro de suas próprias características. Cada educador terá um jeito de lidar com os obstáculos encontrados no processo de educação, entretanto, a sintonia de objetivos faz com que o caminho seja trilhado com mais tranquilidade.

Quando não há diálogo para ajustar esse caminho, muitas vezes, esses adultos acabam reproduzindo a educação que tiveram. E se essa educação foi muito antagônica, os conflitos aparecem de uma maneira intensa e eles acabam caindo no ciclo onde cada um fica responsável por uma parte da educação, ocorrendo a transferência de responsabilidade, que é muito prejudicial neste processo.

O desafio é grande, mas é possível. Esse processo é vivo, é fluido e merece ajuste durante toda a trajetória.


Já conhece nosso podcast? Novos episódios toda sexta-feira.
https://escoladamaemoderna.com.br/podcast/