Veja a solução estranha incentivar as crianças a utilizarem os eletrônicos de maneira saudável

Veja a solução estranha incentivar as crianças a utilizarem os eletrônicos de maneira saudável

Você sabe o que é gamificação? A gamificação aplica elementos de jogos a uma atividade do mundo real de uma maneira simples, amigável e atraente. É o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos. Ou seja, a gamificação é, basicamente, usar ideias e mecanismos de jogos para incentivar alguém a fazer algo.

Uma diferença fundamental do mundo moderno é a portabilidade alcançada através de smartphones, Wi-Fi e redes sociais, que mudou como e onde os jogos podem ser jogados. Esses “jogos” portáteis agora podem ser integrados à vida diária, funcionando como fontes de informação, orientação e fornecendo motivação para alcançar objetivos acadêmicos e de bem-estar. Já existem diversos aplicativos no mercado utilizando essa estratégia, por exemplo, o aplicativo Nike Run Club, que monitora as rotas, o ritmo, as etapas, a distância e o tempo dos praticantes e desafia os corredores a competir com os amigos e melhorar seu desempenho. Esse design também serve para reforçar o comportamento (tanto os comportamentos de saúde quanto o uso do aplicativo), resultando em mais envolvimento com ambos.

Através da gamificação é possível atingir os seguintes resultados:

  1. Estímulo da competição saudável
  2. Sentimento de conquista própria
  3. Controle e medição do tempo gasto
  4. Acompanhamento da evolução e desempenho
  5. Maior acessibilidade

O uso da gamificação também está presente na educação e é uma forma de incentivar determinados comportamentos nos alunos. Além disso, essa ferramenta promove um processo de aprendizagem mais dinâmico, rápido e agradável. Essa estratégia já é bastante utilizada nos EUA e na Europa para despertar interesse dos alunos e promover condições de aprendizagem mais conectadas com o mundo real e com a experimentação. Na sala de aula, os professores podem usar a gamificação criando cenários, missões e desafios para os alunos cumprirem.

O que você acha da gamificação? Para mim, a tecnologia sendo usada de maneira equilibrada, pode contribuir e muito para o desenvolvimento das crianças.


Gostou desse conteúdo? Escute o podcast da Escola da Mãe Moderna para ter acesso a outros assuntos como esse.

https://escoladamaemoderna.com.br/podcast/