Você já ouviu falar em Mommy Burnout?

Você já ouviu falar em Mommy Burnout?

Nos Estados Unidos já se usa o termo Mommy Burnout (um paralelo com a síndrome do esgotamento profissional) para se referir a exaustão e estresse crônicos de mães sobrecarregadas em suas rotinas e funções maternas. Entenda que, sentir-se cansada ao final de um longo dia é natural, desde que a exaustão não vire rotina, atrapalhando as demais atividades e fazendo com que a mãe perca seu interesse e motivação por coisas que antes gostava de fazer.

Em alguns casos, o desgaste é muito mais intenso e vem acompanhado de sentimento de exaustão física e emocional, tristeza, ansiedade, apatia, taquicardia, esquecimentos, brigas com o/a companheiro/a e, principalmente, uma falta de interesse combinada com uma irritação maior que o normal no que se refere aos filhos. As mulheres se cobram e esperam estar preparadas para serem super mães em tempo integral, além de serem ótimas profissionais e donas de casa. Muitas não dão conta e não têm coragem de externar a dificuldade, pois se sentem constantemente julgadas.

Mas como evitar essa síndrome? Veja algumas dicas:

Defina limites

As mães que trabalham desempenham muitos papéis e, claro, querem fazer o melhor em tudo em que trabalham; de fato, os papéis de mãe, trabalhador e parceiro exigem nada menos que o melhor. Isso às vezes leva a pensar que você nunca pode dizer não. Para que uma mãe que trabalha fora seja a melhor possível, ela não precisa dizer sim aos pedidos de todos. De fato, dizer "não" às responsabilidades que não são vitais para o sucesso dela e de sua família permite que uma mãe que trabalha fora possa dizer SIM às coisas de sua vida. Comece a praticar como definir limites nos relacionamentos imediatamente.

Cuide de si mesma

Se você não está no seu melhor físico e emocional, você não terá o melhor desempenho no trabalho ou com seus filhos. Para manter o tipo de vigor e concentração necessários para dar o melhor aos seus filhos e trabalhar, é importante que as mães se cuidem da maneira como cuidam de seus filhos: dormir bastante, comer alimentos saudáveis ​​e pelo menos algum tempo ocioso.

Gerencie seu estresse

Também é importante desfrutar de feedback positivo para evitar o desgaste. Concentre-se no gerenciamento de estresse. Quando estressadas, as mães que trabalham fora, muitas vezes são menos capazes de se relacionar com seus filhos ou se concentrar no trabalho, o que pode levar a erros que consomem tempo no trabalho e outras coisas que aumentam o estresse. Portanto, adotar uma postura proativa sobre o gerenciamento do estresse é muito importante. As maneiras pelas quais isso pode ser feito através de exercícios respiratórios, exercícios regulares ou meditação, passatempo ou círculo social de apoio, podem aliviar o estresse significativo das mães que trabalham e de suas famílias.


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